Relacionamentos se fazem e refazem o tempo todo. Quando o reencontro vale a pena ou é apenas saudosismo? Alguns questionamentos podem mudar a maneira de ver este assunto.

reencontro.jpg

 
O que se deve levar em consideração ao reavaliar alguém do passado, visto que as duas partes podem ter mudado muito?


Existem pelo menos duas possibilidades no reencontro: ao reencontrar com a pessoa reconhece nela aspectos pertencentes ao passado e é capturada pelas rememorações ou reconhece esses aspectos mas também permite-se se surpreender com o novo que a habita.


É preciso considerar que ao reencontrar alguém do passado também estamos reencontrando com parte da nossa história editada. O que pode ser favorável para a relação quando além dos afetos que marcaram a experiência há o encantamento pelo novo.


Sempre tem algo que se repete nos encontros, mas nada que se repete apresenta-se da mesma forma, pois o ato de repetir já nos oferece a possibilidade de frequentar lugares ainda não conhecidos.
 
Quais sinais verdes de que esse investimento vale?


Quando o reencontro permite o encontro, isto é, quando se reconhece os valores, qualidades, ideias do outro e ao mesmo tempo está disposto a surpreender-se.
 
E quais os sinais de que a história não merece essa segunda chance?

A ideia de que é possível reviver literalmente uma história do passado. Ao viver a experiência do reencontro seria necessário perguntar-se qual o sentido para a continuidade da relação: Muitas vezes percebemos que o que se busca no reencontro é a possibilidade de ressignificar uma história “mal contada”.Também escutamos que esses reencontros estão recheados de saudosismos de uma época onde tudo era bonito, alegre, descontraído, apaixonante… o reencontro então na verdade seria apenas um recurso para apaziguar as angustias pertinentes a fase atual da vida.
 
 
Você também pode gostar do post: “Mais uma vez amor”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Portal UOL – Mulheres contam por que preferem se relacionar com gays

O Portal UOL fez uma matéria destacando esta nova tendência comportamental entre…