A criança precisa de um contorno e para isso as regras construídas em família são fundamentais para que ela se desenvolva de forma saudável no que diz respeito às suas emoções, suas relações e intelecto.

WhatsApp-Image-2018-12-19-at-13.51.48-1024x768.jpeg

Se são as regras que possibilitam que o jogo aconteça, no jogo da vida as regras são suporte imprescindível para uma melhor forma de estar no mundo.


No entanto, da mesma forma que acontece no jogo, é preciso respeitar algo que diz respeito ao estilo e as características de cada um. Toda regra tem nesse caso algumas exceções a serem incluídas.


Somos os pais e a autoridade faz parte dessa condição, diferente do autoritarismo, que seria a imposição das regras simplesmente porque como pais temos esse poder.


Por outro lado assistimos pais que são permissivos e não conseguem se impor. O resultado: filhos tiranos, filhos com baixa tolerância a frustração… entre outras possibilidades.


É preciso pensar que a relação entre pais e filhos se constitui numa dissimetria. Somos adultos e por isso conhecemos um modo de pensar sobre educação quer precisa ser respeitado. Se percebemos incoerência nas nossas atitudes é fundamental buscar ajuda para nos organizarmos na difícil tarefa que está para além de educar pois se faz necessário cuidar da saúde emocional das nossas crianças e jovens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Portal UOL – Mulheres contam por que preferem se relacionar com gays

O Portal UOL fez uma matéria destacando esta nova tendência comportamental entre…